Pesquisar este blog

sábado, 31 de dezembro de 2016

Praia de Areia Preta - Trampolim da "morte"

Em uma das praias de Natal mais fotografadas entre as décadas de 30 e 60, o fotógrafo Luiz Grevy fotografou o trecho que mostra o Trampolim no momento de mais um salto entre as pedras.

Essa obra fazia parte da urbanização ocorrida nas praias do Meio e Areia Preta, isso quando Sylvio Pedrosa fora chefe do executivo municipal e estadual entre os anos de 1946 a 1956. Essa foi uma construção criticada por muitos por ter sido construída, segundo alguns, em local inapropriado, pois ficava em local onde havia grandes quantidades de pedras. Sendo assim, desaconselhável para a prática desse esporte.
Durante anos vários acidentes ocorreram ali.
Entre os fatais, um dos mais comentados foi o que tirou a vida do jovem militar e 1º Ten aviador, Antonio Carlos Magalhães Alves, de apenas 24 anos.
Ele, casado em março do ano anterior e chegado a cidade há poucos meses, fazia parte do 2º esquadrão do 5º grupo de aviação da Base Aérea de Natal.
Foi em uma manhã de domingo do dia 04 de maio de 1956, a exemplo de muitos jovens naquele época, que o ten Antonio executava saltos nesse trampolim. Foi quando, fazendo essas exibições, bateu com a cabeça em uma das pedras e levando-o a óbito ainda no local.
No mesmo dia o corpo foi levado para o Rio de Janeiro onde foi sepultado, as 16:00h, no cemitério São João Batista. O jovem Antonio deixou esposa e filho recém nascido.
Houve quem dissesse que o trampolim de Areia Preta fosse o salto para a morte. Ou, em uma alusão ao famoso salto na cidade mexicana de Acapulco, fosse o nosso "La Quebrada" potiguar.

Fotógrafo: Luiz Grevy
Ano: Meados dos anos 50

Um comentário: