Pesquisar este blog

domingo, 19 de junho de 2016

Praia de Areia Preta - Natal RN

Cartão postal com vista para a praia de Areia Preta. 

Na imagem aparece o morro que já foi descrito como o ponto culminante de todo o cordão de dunas de nosso litoral.
No ano de 1864, quando o hidrógrafo francês Ernest Mouchez realizou estudos na costa do Brasil, esse atestou em seu relatório final que o morro das Mochilas media 128 metros de altura. Ele afirmava ser essa duna a segunda mais alta do litoral potiguar. Para Mouchez a "haute dune" ficava ao sul de Tabatinga e teria 130 metros de altura. Dessa maneira seria esse o ponto mais elevado.

Foi cerca de oitenta anos depois, quando o oficial do Serviço Geográfico do Exército Nacional, o major João Melo de Morais, estudava mais demoradamente a região, disse ser a duna na praia de Areia Preta o ponto mais elevado da faixa litorânea riograndense.
Segundo as medições de Morais a duna que defrontava com a Ponta do Pinto media 124 metros de altitude. Ele então afirmou que o morro das Mochilas era o mais altaneiro, ficando, assim, dentro dos limites da capital do Estado, o monte mais proeminente de sua costa.
Talvez por esse motivo tenha sido ali, no alto do morro das Mochilas, o local escolhido para ser inaugurado, em agosto de 1951, o novo farol de Natal.


 Fotógrafo: Jorge Mário
Ano: Por volta de 1948(postal circulado em dezembro de 1948)

Nenhum comentário:

Postar um comentário