Pesquisar este blog

domingo, 19 de junho de 2016

Praça 7 de Setembro e Palácio do Governo

Cartão Postal com vista para a praça 7 de Setembro e Palácio do Governo.

Um detalhe interessante aqui é o selo postal colado nesse cartão.

Foi em 12 de outubro de 1954 que o DCT, Departamento de Correios e Telégrafos, coloca em circulação um selo comemorativo da "Transladação da França para o Brasil, dos Despojos de Nisia Floresta Brasileira Augusta".
O selo, com a emissão de um milhão de exemplares, tinha valor de Cr$ 0,60, cor vermelho-bordeaux e em formato retangular. A data comemorava o 144º aniversário de nascimento da escritora e educadora potiguar.
Em setembro do ano anterior o presidente da república assinava decreto abrindo ao Ministério da Educação e Cultura um crédito, no valor de mais de 100 mil cruzeiros, no sentido da transladação, da França para o Rio Grande do Norte, dos restos mortais de Nisia Floresta e os de sua filha.
Em 13 de setembro de 1954 os despojos chegam ao Porto de Natal. De lá são levados inicialmente para uma das dependências da Alfândega e só depois levados para a Igreja Matriz de Natal. Enquanto isso o monumento de Nísia Floresta, inaugurado em 12 de outubro de 1909, é ampliado para receber definitivamente os seus restos mortais.

Ao lado do selo existe um carimbo, também comemorativo, em alusão aos 10 anos da Real Transportes Aéreos. Essa foi uma companhia aérea brasileira fundada no ano de 1945 por um empresário paulista. Foi extinta cerca de 15 anos depois, época em foi tomada pela Varig.





Fotógrafo: Não informado
Ano: Inicio dos anos 1950

4 comentários: